Colesterol HDL
1-INTRODUÇÃO:
Colesterol é um álcool policíclico de cadeia longa, usualmente considerado um esteróide, encontrado nas membranas celulares e transportado no plasma sanguíneo de todos os animais. É um componente essencial das membranas celulares dos mamíferos. O colesterol é o principal esterol sintetizado pelos animais, mas pequenas quantidades são também sintetizadas por outros eucariotas, como plantas e fungos. (1)
O colesterol é insolúvel em água e, conseqüentemente, insolúvel no sangue. Para ser transportado através da corrente sanguínea ele liga-se a diversos tipos de lipoproteínas. (2)
O HDL, ou lipoproteínas de alta densidade (High Density Lipoproteins) é o colesterol que, por ser insolúvel no sangue, são carreados na forma de éster de colesterol por partículas de lipoproteínas de alta densidade, as partículas de HDL. (3)
As partículas de HDL compreendem subfrações ou subpopulações que variam em tamanho, forma e composição. Elas se distribuem de acordo com o tamanho e carga na superfície em pré-β HDL e HDL α (incluindo as subespécies HDL3a, HDL3b, HDL3c, HDL2a e HDL2b). As partículas de HDL contém várias apolipoproteínas a mais abundante é a apolipoproteína A-I, (APOA-I) que medeia o efluxo de colesterol celular através do transportador cassete de ATP-A1 (ABCA1). Este processo produz as partículas nascentes de HDL que são de forma discoidal, que são convertidas em HDL esféricas pela enzima lecitina colesterol-aciltransferase (LCAT). As HDL de forma esférica são a forma dominante de HDL no plasma e são removidas no fígado por receptores scavenger classe B, tipo I (SR-BI), que medeiam a captação seletiva do éster de colesterol. (3)
Acredita-se que o HDL são capazes de absorver os cristais de colesterol, que começam a ser depositados nas paredes arteriais/veias (retardando o processo arterosclerótico). Tem sido usado o termo "colesterol bom" para referir ao HDL, que se acredita que tem ações benéficas. (2)
Algumas das propriedades