Exame de HDL
HDL, LDL e triglicerídeos exames de sangue que medem as taxas de colesterol na corrente sanguínea, o sangue é coletado por uma agulha colocada diretamente em uma veia do braço do paciente e amostra é encaminhada para sala de exames bioquímicos, onde o bioquímico responsável irá medir os respectivos valores, que terão que estar dentro dos de referência que são no caso do HDL (colesterol bom), é aconselhável que o valor seja igual ou superior a 60mg/dl. O valor é considerado baixo se for inferior a 40 mg/dl no caso dos homens e 50mg/dl nos casos das mulheres. Relativamente ao mau colesterol (LDL), a sua concentração no sangue deve ser menor do que 100 mg/dl. Valores entre 160 e 189 mg/dl são considerados altos e maiores que 190 mg/dl são considerados muito altos.
Laboratório de Bioquímica
Neste laboratório são realizados uma série de exames sódio/potássio,HDL/LDL,creatinina,PCR,ASLO,VDRL e etc. o paciente ao chegar ao SUS encaminha a recepção com pedido, aguarda até que um técnico a atenda e faça a coleta sanguínea, a amotra intão é colocada em uma cestinha junto ao pedido aonde o bioquímico responsável pelo laboratório irá pegar para realização do devido exame.
Exame de Sódio/Potássio
É feito pela coleta de sangue de uma veia do braço. Também pode ser feito por exame de urina. O exame mede os níveis de sódio (Na) e o potássio (K) na corrente sanguínea A medida destas duas substâncias permite avaliar a função renal, o equilíbrio ácido/básico, a função neuromuscular e o comportamento da pressão arterial. Os valores de referência são para o sódio, 135 a 145 mEq/L.Para o potássio, 3,5 a 5,0 mEq/L