O que é governança de ti
Hoje em dia, as empresas combatem um mercado muito competitivo, portanto elas precisam de informações necessárias para ajudar a tomar decisões importantes nos momentos em que são mais oportunos. Assim elas vão seguir um planejamento a partir do conceito da tecnologia da informação (TI).
Além de atribuir o conceito de ti, através desse planejamento, a empresa também deve ser capaz de possuir informações que são corretas. Precisam de profissionais especializados, uma equipe de qualidade, onde vão atribuir altos investimentos, que se não investidos de maneira sábia, podem promover o fracasso da organização no mercado mais competitivo.
É fato, que hoje também, existem profissionais sem habilidades para analisar possíveis riscos da empresa pelos negócios feitos de qualquer jeito. A empresa deverá ter ênfase na melhoria desse processo de análise de riscos e tomar decisões significativas para garantir o controle da TI, sendo assim, terão um excelente investimento, retorno de melhorias na empresa. Tudo isso abordaremos em nosso trabalho sendo atribuído como conceito de Governança de TI.
O que é Governança de TI?
A TI é cada vez mais importante para o negócio das organizações, por isso, Governança de TI é um assunto cada vez mais em efidência. E o que é a governança de TI? Esta é uma ferramenta e um conceito que são despejados, porém, muita dúvida e definições incorretas é tema para muitos CIOs. O equívoco freqüente é de definições, onde conceitua a Governança de TI como um painel de indicadores, como um processo de gestão de portfólio dos projetos estratégicos. Outro conceito incorreto é que com a implementação de alguns processos baseados em apenas uma das melhores práticas do COBIT,(que abordaremos mais tarde) ou ITIL por si só garantem a Governança. A idéia mais importante da Governança de TI é o alinhamento entre diretrizes e objetivos estratégicos da organização com as