O que é fonoaudiologia
Fonoaudiologia é a área responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.
Onde o fonoaudiólogo atua?
O fonoaudiólogo atua - unidades básicas de saúde, - ambulatórios de especialidades, - hospitais e maternidades, - consultórios, - clínicas, - home care, domicílios, - asilos e casas de saúde, - creches e berçários, - escolas regulares e especiais, - instituições de ensino superior, - empresas, - veículos de comunicação (rádio, TV e teatro) e - associações.
2. Área de Atuação
Atualmente seis especialidades são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia: Audiologia, Linguagem, Motricidade Oral, Voz, Saúde Coletiva e Fonoaudiologia Educacional.
2.1. Audiologia
Audiologia é a ciência que estuda a audição e o equilíbrio bem como as patologias associadas e a reabilitação das mesmas, em crianças e adultos. O Audiologista desenvolve a sua atividade nas áreas da prevenção, do diagnóstico e da (re) habilitação, bem como no ensino e na investigação.
Na prevenção – planeja e desenvolve ações de sensibilização e rastreio com o objetivo da preservação da audição, junto de populações industriais, escolares, grupos de risco e população em geral.
Na área do diagnóstico – planifica, executa e interpreta exames complementares de diagnóstico de exploração funcional clássica e eletrofisiológica, com o objetivo de identificar, quantificar e qualificar anomalias do sistema audio-vestibular e do facial.
Na reabilitação – participa (em equipes multidisciplinares) no estudo, planeamento e execução de programas de (re)habilitação auditiva e vestibular. Na