Resumo: LUCKESI, Cipriano [et. alli]. “Universidade: Criação e produção de conhecimento”. In.: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
Orientador: Marco Sella ²
Resumo: LUCKESI, Cipriano [et. alli]. “Universidade: Criação e produção de conhecimento”. In.: Fazer Universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Editora Cortez, 2001.
O livro de LUCKESI, aborda questões sobre cultura, educação, e conta a historia da universidade A universidade na história começa a partir do final da Idade Média,numa época onde a igreja Católica tinha uma enorme força religiosa. Quando começa a idade Moderna, nasce os movimentos da Renascença e da Reforma e Contra-Reforma.Nesse tempo notamos um conhecimento humano e também a fragmentação das pessoas que transmitiam o saber. No século XVIII surge o movimento iluminista, a universidade Napoleonica surge em função de necessidades profissionais, com as consequencias da industrialização a universidade tenta retomar a liderança do pensamento. Cardeal Newman sonha que uma universidade seja o lugar do saber universa. No Brasil com a vinda de D. João para a colônia é constituido aqui chamado de ensino superior, só a partir de 1930 começa a modificar o ensino superior no Brasil, Anísio Teixeira pensa na universidade brasileira como o centro de debates livres de ideias, mas como começou a ditadura não foi possivel ainda que isso tivesse sucesso só em 1960 que a idéia de Teixeira renasce.Não queremos uma universidade originada da imposição e discurssiva. No final o autor refleti sobre a universidade que queremos, universidade com pessoas adultas, buscando o máximo possivel de informação, onde a realidade seja percebida questionada e entendida. Uma universidade democrática
Palavras-Chaves: Univerdade, Saber, Brasil, Idéias.
¹ Acadêmico: Letícia da Silva. Publicidade e Propaganda. Faculdade Assis Gurgacz.
² Professor de Metodologia Científica: Marco Sella