O que é Fluência
Como se aplica? Os ensaios de fluência consistem em sujeitar o corpo de prova a cargas e a temperaturas constantes. A deformação é medida e traçada em função do tempo decorrido até ocorrer a fratura do corpo de prova. A deformação do corpo de prova é normalmente dividida em três etapas: fluência primária, secundária e terciária. Na primeira é aplicada a carga e ocorre uma deformação elástica instantânea seguida de uma deformação plástica gradualmente menor até se tornar constante devido ao encruamento do material. Na segunda etapa a velocidade de deformação é constante e é a etapa mais longa. Por último, na terceira o material deforma se muito rapidamente até ocorrer ruptura, este aumento da velocidade de deformação deve se à diminuição da área da secção útil do corpo de prova que causa um aumento da tensão aplicada pois a carga se mantém constante.
Objetivo
O objetivo do ensaio, em muitos casos, determinaras tensões necessárias para produzir uma deformação de 0,5%, 1,0% e, em alguns casos, até 2,0%, por um dado período de tempo, em função da temperatura. Com isso é possível determinar a vida útil e a máxima condição de uso do produto.
Características
Componentes mecânicos usados por longos períodos
Dificuldade de condução de ensaios prolongados
Ensaios em temperaturas acima das especificadas, por períodos mais curtos e no mesmo nível de tensão
Extrapolação dos resultados obtidos, assegurando-se que não ocorreram mudanças estruturais (variação na inclinação da curva)