ensaio de fluencia
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA ENG03376 - Ensaios Mecânicos
PROFESSOR: JAKSON MANFREDINI VASSOLER
TURMA U
Relatório sobre o ensaio de Fluência
BRUNO WARTCHOW LAIDENS
BRUNO VICARI STEFANI
CHARON TESSARO DE MORAES
EDUARDO ?????
??????????????
PIETRO SINIGAGLIA LUNELLI
Porto Alegre, 09 de junho de 2014
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento, ou a deformação, de dois materiais diferentes quando submetidos a um esforço constante durante um certo intervalo de tempo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO MÉTODO
A fluência é a deformação plástica que ocorre em um determinado material, sob tensão constante, em função do tempo. Em muitos casos, utiliza-se este ensaio para determinar as tensões necessárias para produzir uma deformação de 0,5%, 1,0% e, em alguns casos, até 2,0%, por um dado período de tempo, em função da temperatura. Com isso é possível determinar a vida útil e a máxima condição de uso do produto.
Devido a efeitos viscosos presentes nestes materiais, é um ensaio muito sensível à temperatura, e portanto é preciso que haja um controle rigoroso deste parâmetro que também deve se manter constante durante todo o ensaio.
Figura 1: Influência da temperatura no ensaio de fluência
As exigências de uso têm levado ao desenvolvimento de novas ligas que resistam melhor a esse tipo de deformação e a necessidade de testar esses novos materiais, expostos a altas temperaturas ao longo do tempo, define a importância deste ensaio. Tais deformações ocorrem devido à movimentação de falhas existentes na estrutura cristalina dos materiais e sem a presença destas o material não sofre fluência.
Os materiais utilizados nesse trabalho são poliméricos e segundo a norma D2990 que fala a respeito deste tipo de material, os ensaios podem ser submetidos desde 1 min até 1000h, uma vez que tratando-se de um material polimerico e que é altamente influenciado