prepare-se
Os processos de tratamento superficial visam aumentar a dureza superficial de componentes metálicos e, assim, melhorar as propriedades mecânicas superficiais destes componentes. Atualmente existem inúmeros processos com essa finalidade. Pode-se citar a têmpera superficial, a cementação, a nitretação, a carbonitretação, a nitrocementação, a cianetação, a boretação e a implantação iônica. os tratamentos termoquímicos que são processos que visam a adição, por difusão, de carbono, nitrogênio ou boro na superfície do aço. Como a difusão desses elementos nos aços só é significativa em altas temperaturas (500 a 1000ºC), com o objetivo principal é aumentar a dureza e a resistência ao desgaste da superfície, ao mesmo tempo em que o núcleo do material se mantém dúctil
Na metalurgia do material a formação da camada se dá pelo fenômeno de difusão atômica, na qual os elementos formadores da camada (Carbono (C), Nitrogênio (N), Boro (B)) penetram e se deslocam intersticialmente no interior do material. A profundidade da camada obtida será sempre em função da temperatura e do tempo de tratamento.
Para os tratamentos no qual tem-se o carbono ou o boro, como formado de camada ( cementação, carbonitretação e boretação) empregam-se temperaturas acima do ponto de austenitização do material (750°C a 650°C) em quanto que para os tratamentos cujo elemento principal é o nitrogênio (nitretação, oxinitrocarbonetação) empregam-se temperaturas inferiores ao ponto de austenitização (500°C a 600°C).
TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS
Quando é preciso modificar as propriedades do material, para atender exigências de utilização e usinagem, deve-se submetê-los a tratamentos, que podem ser térmicos ou termoquímicos.
O tratamento térmico é a aplicação combinada de aquecimento e resfriamento, em determinado período de tempo, em condições controladas, com a finalidade de dar ao material propriedades especiais. Segundo a aplicação , classificam-se