Prepare-se para a glória
1 de 3
Prepare-se para a glória
Lições de estratégia, liderança e bravura do filme 300 para os negócios
Por Leandro Vieira
Esparta, Grécia, em algum dia por volta do ano 480 a.C.. O lendário Rei Leônidas está entretido ensinando técnicas de batalha para o seu filho Plistarco. Ao terminar a sessão de treinamento,
Leônidas recomenda ao garoto: "A verdadeira força de um espartano é o guerreiro ao seu lado.
Respeite-o e honre-o, e será retribuído."
O filme é 300, que se baseia na clássica graphic novel de Frank Miller que, por sua vez, baseia-se na história da Batalha das Termópilas, um dos muitos confrontos das Guerras Médicas, como ficou conhecido o longo período de confrontos bélicos entre os gregos e os persas. Nessa emblemática batalha, Leônidas liderou um pequeno grupo de soldados espartanos (os 300 do título) contra o exército de Xerxes, o "deus-rei" persa, estimado em mais de 300 mil homens.
Tanto a história original quanto a romanceada nos quadrinhos e no filme nos remetem a importantes lições de estratégia, liderança e bravura. Visto com olhos de administrador, 300 revela-se uma obra-prima de gestão, conduzindo o espectador através de um verdadeiro case de storytelling que revela preciosos links entre teoria e prática.
Imagem: divulgação
Espartanos nunca recuam.
Espartanos nunca se rendem.
Os valores de respeito, honra e coragem são talhados no espírito dos espartanos desde a mais tenra idade. Ao chegar à fase adulta, toda essa carga de princípios passa a nortear a conduta dos espartanos ao longo da vida. "Não existe brandura em Esparta", diz o narrador do filme. "Não há tolerância para a fraqueza. Apenas os implacáveis e fortes podem denominar-se espartanos.
23/10/2012 17:13
Prepare-se para a glória
2 de 3
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/prepare-se-para...
Apenas os implacáveis e fortes".
Ao receber um mensageiro persa que vem "solicitar" a submissão de