Arte
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Palmas
Na celebração das exéquias de Dom Lucas Moreira Neves, o Papa João Paulo II revelou que o grande Cardeal brasileiro quis que sobre seu túmulo fosse apenas esta a inscrição: “Eu busco tua face, Senhor”, do Salmo 26. Buscar a face do Senhor, único ideal digno de nossa vida, ao qual se submetem todas as outras interrogações e programas. Foi com a luz da palavra do salmista e com a experiência magnífica de Dom Lucas Moreira Neves que amadureceu em mim o texto do Retiro Popular de 2003. Como peregrinos do Absoluto, queremos empreender nossa caminhada, olhos fixos no Senhor e na esplêndida promessa que o Livro do Apocalipse descreve como a “Nova Jerusalém”, onde não haverá nem luto, nem dor, nem tristeza. Lá, sabemos bem, Deus será tudo em todos! Pensei em oferecer-lhe um “guia do peregrino”, sugestivo título do manual de orações do Movimento de Cursilhos de Cristandade, que tanto bem fez a inúmeras pessoas pelo mundo afora. Sim, um roteiro de caminhada vivida com intensidade na Quaresma de 2003, mas que será também instrumento válido para todo o ano!
Em comunhão :
Queremos entrar em comunhão com Deus. Mas onde Ele está?
João Paulo II, referindo-se ao Sínodo da América, em sua Exortação Apostólica “Ecclesia in America”, ajuda-nos a responder a esta pergunta:
1. Em primeiro lugar, os bispos apontaram a Sagrada Escritura, lida à luz da Tradição, dos padres e do Magistério, e aprofundada através da meditação e da oração. A leitura destes textos sagrados, quando acolhida com a mesma atenção com que as multidões escutavam Jesus na encosta do monte das Bem-aventuranças, ou na margem do lago de Tiberíades enquanto Ele pregava da barca, produz autênticos frutos de conversão do coração.
2. Um segundo lugar de encontro com Jesus é a Sagrada Liturgia. Ao Concílio Vaticano II devemos uma riquíssima exposição da multíplice presença de Cristo na Liturgia, cuja