Propulsao naval
1 Heading
To take advantage of this template’s design, use the Styles gallery on the Home tab. You can format your headings by using heading styles, or highlight important text using other styles, like Emphasis and Intense Quote. These styles come in formatted to look great and work together to help communicate your ideas.
Go ahead and get started.
Navios a motor
Navios a vapôr
Navios de turbina a gás
Navios com propulsão nuclear
Navios à vela
• Navios com propulsão combinada
Entre estes últimos destacam-se as combinações diesel-turbina a gás (CODOG) e turbina a gás-turbina a vapôr (COGAS
Um pouco de historia:
Propolsão naval é qualquer meio de produção de energia mecânica que permita o deslocamento de embarcações. Os remos, a vela, o motor a vapor, o motor diesel e a turbina a gás são os principais meios de propulsão naval.
Há séculos o mar representa uma importante fonte econômica, seja para a pesca, o transporte ou o comércio. No início da conquista do mares, os barcos eram movidos pela força humana por meio de remos. Embarcações dotadas de mastro com vela quadrada, também chamada de redonda pela sua aparência com o vento, começaram a aparecer no Egito, Grécia eRoma.
O surgimento da vela permitiu que o ser humano se afastasse da costa e construísse embarcações maiores com propulsão mista, vela e remos, pois a vela quadrada só permite vento a favor. Esta limitação só desapareceu com o surgimento da vela latina que permitiu travessias maiores, iniciando propriamente a navegação marítima, longe da costa.
Durante muito tempo, a vela foi o principal meio de propulsão das embarcações, até o surgimento do motor a vapor no século XIX. No início, novamente uma solução híbrida foi adotada, a vela era utilizada durante o cruzeiro e o vapor para atingir velocidades maiores. Enquanto os ventos eram gratuitos, os motores a vapor exigiam grandes quantidades de carvão, o que ainda diminuía a carga útil do navio. Inicialmente o motor acionava uma