Prepare um termometro
Materiais:
> pote plástico de filme fotográfico (ou um tubo de ensaio);
> cano fino de plástico (entre 2 e 4 mm de espessura), transparente (ou um tubo capilar);
> cola quente;
> álcool comum 96 °GL;
> corante.
Para a calibração: vasilha com água e gelo. Mãos à obra!
Na tampa do pote, faça um furo da largura do cano transparente e encaixe-o na tampa. Certifique-se de que está bem vedado, passando um pouco de cola quente na junção entre eles.
Agora, encha o pote até a metade com álcool e pingue algumas gotas de corante, para deixá-lo bem colorido.
Feche o pote com a tampa, deixando uma das extremidades do canudo imersa no álcool.
Agora, segure o pote com as mãos e observe o que acontece. Você verá uma coluna de álcool subindo pelo canudo.
Para fazer com que a coluna de álcool desça, basta diminuir a temperatura do pote. Para isso, passe nele um algodão com álcool e assopre-o. (Hummm... Por que isso faz a temperatura do pote baixar?)
Você agora deverá calibrar seu termômetro. Para isso, coloque-o em uma vasilha com gelo e espere algum tempo para que se atinja o equilíbrio térmico, momento em que a altura do álcool se estabiliza. Anote a altura do álcool no tubo, que irá corresponder à temperatura de equilíbrio com o gelo fundente (0 °C).
Agora, retire o termômetro da vasilha com gelo, coloque-o entre suas mãos e espere até que se atinja novamente o equilíbrio. Anote a nova altura atingida pelo álcool no tubo. Esta altura corresponderá aproximadamente à temperatura corporal (37 °C).
Por meio desse procedimento, você pode construir uma escala para o seu termômetro, já que conhece dois pontos no tubo associados a duas temperaturas. Meça a distância correspondente ao intervalo de 0 °C a 37°C e calcule, usando "regra de três", qual a distância irá corresponder a 1 °C. Faça marcas no tubo de 1 em 1 °C, indo do 0 °C até onde puder.
Você acaba de construir um termômetro similar aos que você compra na