fluencia
UNIDADE TANGARÁ DA SERRA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Erick Gusmão Conceição Lara
Fluência
Tangará da Serra - MT
2014
Erick Gusmão Conceição Lara
Fluência
Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção da nota oficial na matéria de Introdução ao Projeto de Sistemas Mecânicos , pelo Curso de engenharia de produção da Universidade De Cuiabá.
.
Orientador: Douglas Brustolin De Lima
Universidade de Cuiabá
2014
FLUÊNCIA
Nome do aluno (a): Erick Gusmão Conceição Lara
Nome do orientador (a): Douglas Brustolin De Lima
INTRODUÇÃO :
Qualquer variação leve na forma ou dimensão de um corpo ou estrutura após a aplicação de uma tensão externa ou por mudança de temperatura é conhecido como deformação, podendo ser classificada em três tipos distintos, deformação elástica ou transitória que ocorre quando um corpo retorna a seu estado natural após acabar o efeito da tensão, deformação plástica ou permanente que ocorre quando o corpo não retorna a seu estado natural após a aplicação da tensão e por último a deformação por ruptura que ocorre quando o corpo se rompe em duas ou mais partes após a aplicação da tensão que pode variar de acordo com a reação de apoio por tração, compressão, cisalhamento, flexão e torção. Para medir tudo isso são realizados ensaios mecânicos. Materiais são às vezes colocados em serviço a elevadas temperaturas. Estes fatores muitas vezes limitam o tempo de vida de um determinado componente ou estrutura ai a necessidade de testar esses novos materiais expostos a altas temperaturas ao longo do tempo, por isso a importância do ensaio de fluência.
Desenvolvimento:
Fluência é um tipo de deformação plástica que ocorre pelo motivo de aplicação de uma força em função do tempo e temperatura elevadas, para determinar a vida útil desse material a estas condições. A fluência somente ocorre devido às falhas