estatitisca
Ao preparar nosso primeiro encontro, busquei diversos autores e dentre eles encontrei uma passagem interessante, no livro ESTATÍSTICA introdução ilustrada de Sonia Vieira e Ronaldo Wada Gueto, que iniciam seu livro dizendo: “De acordo com as sagradas escrituras, no princípio tudo era muito simples até que um dia surgiu a história de uma maçã e muita coisa mudou, crescemos e muito aplicamos. Houve a moda das pirâmides, a moda dos circos romanos, a moda do empreguismo, a moda das grandes navegações. E hoje a moda são grandes contas (para pagar) e grandes estatísticas”.
Hoje ao observar nosso cotidiano percebemos que estamos frente a uma infinidade de informações e situações em que se deve analisar as informações, organizá-las e com elas decidir ou concluir. Qualquer área do conhecimento humano enfrenta essa mesma realidade.
A Universidade é o centro onde se produz conhecimento através da pesquisa e a socialização deste conhecimento, isto ocorre por meio do ensino e da extensão. Para trabalhar em pesquisa necessitamos de ferramentas poderosas para poder acompanhar a evolução da sociedade e analisar situações em informações tirando máximo proveito podendo assim dar suporte a nossas decisões. Neste ponto é que entra a estatística, que se constitui em um conjunto de ferramentas que aplicado adequadamente é indispensável na produção do conhecimento e determinante para a tomada de decisões.
Quando se estuda estatística pela primeira vez imagina-se que ela está associada a números, tabelas e gráficos. Isto é correto e esta é uma das fases do método estatístico que são utilizados para organizar e apresentar os dados de uma pesquisa. No desenvolvimento do curso será mostrado que a estatística está presente nas diversas etapas de uma pesquisa, do seu planejamento até interpretação dos seus resultados.
Assim, a estatística é uma ferramenta poderosa, que está presente em todas as áreas de produção do conhecimento humano pode-se dizer