O que é filosofia? - Deleuze e Guatarri
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: FILOSOFIA I
NOME: Michelle Silva Pinto Turma: 1º Período - Noturno
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia?. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
1 INTRODUÇÃO
“Os conceitos, [...], têm necessidade de personagens conceituais que contribuam para sua definição.” (DELEUZE E GUATARRI, 1992, p.10).
Sábios orientais pensam talvez por Figura - Filósofo inventa e pensa o Conceito.
Filósofo é “amigo do conceito”; - Filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos.
A filosofia é a disciplina que consiste em criar conceitos.
O amigo seria o amigo de suas próprias criações? Ou então é o ato do conceito que remete à potência do amigo, na unidade do criador e de seu duplo?
Objeto da Filosofia – criar novos conceitos.
Filósofo - aquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. “[...] Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito”. (DELEUZE E GUATARRI,1992, p.13).
Os conceitos não nos esperam inteiramente quietos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos. Eles devem ser inventados, fabricados, ou antes, criados, e não seriam nada sem a assinatura daqueles que os criam” (DELEUZE E GUATARRI,1992, p.13).
Nietzsche definiu que a tarefa do filósofo não é somente aceitar os conceitos que lhes são dados, para somente limpá-los e fazê-los reluzir, mas é necessário que eles comecem por fabricá-los, criá-los, afirmá-los, persuadindo os homens a utilizá-los.” (DELEUZE E GUATARRI, p.14-15).
“[...] mas é necessário substituir a confiança pela desconfiança, e é dos conceitos que o filósofo deve desconfiar mais, desde que ele mesmo não os criou