Fichamento de Filosofia
Curso: Pedagogia Noturno - 2013.2
Filosofia da Educação I
Aluno(a): Cristiane da Silva Ximenes
O QUE É A FILOSOFIA?
Deleuze, Gilles / Guattari, Felix. Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muniz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
A partir da questão - O que é a filosofia? -, Deleuze e Guattari esclarecem as condições, as incógnitas e os requisitos subjacentes à sua elaboração. A seguir, estabelecem as diferenças entre a atividade filosófica e a atividade científica ou artística. "A filosofia faz surgir os acontecimentos com seus conceitos, a arte ergue os monumentos com as sensações e a ciência constrói os estados de coisas com suas funções."
Introdução: Assim pois a Questão...
A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos.
“Os conceitos, como veremos, têm necessidade de personagens conceituais que contribuam para sua definição.” (Deleuze e Guatarri, 1992, p.10) De acordo com o autor os Sábios orientais pensam talvez por Figura, enquanto o filósofo inventa e pensa o Conceito. (p.11)
“O filósofo é amigo do conceito, ele é conceito em potência. Quer dizer que a filosofia não é uma simples arte de formar, de inventar ou de fabricar conceitos, pois os conceitos não são necessariamente formas, achados ou produtos. A filosofia, mais rigorosamente, é a disciplina que consiste em criar conceitos. O amigo seria o amigo de suas próprias criações? Ou então é o ato do conceito que remete à potência do amigo, na unidade do criador e de seu duplo? Criar conceitos sempre novos,é o objeto da filosofia. É porque o conceito deve ser criado que ele remete ao filósofo como àquele que o tem em potência, ou que tem sua potência e sua competência. (...) Para falar a verdade, as ciências, as artes, as filosofias são igualmente criadoras, mesmo se compete apenas à filosofia criar conceitos no sentido estrito. Os conceitos não nos esperam inteiramente quietos, como corpos celestes. Não há céu para os conceitos.