O que é exatamente o Node.js
Um servidor pronto para codificar
O Node é um interpretador JavaScript do lado do servidor que altera a noção de como um servidor deveria funcionar. Seu objetivo é possibilitar que um programador crie aplicativos altamente escaláveis e escreva código que manipule dezenas de milhares de conexões simultâneas em uma, e somente uma, máquina física.
5 Comentários:
Michael Abernethy, Freelance Programmer, Freelancer
24/Jun/2013
Índice
Introdução
Se você ouviu do Node, ou leu artigos que proclamam como ele é maravilhoso, poderá estar pensando: "Afinal, o que é Node.js?". Apesar de não ser para todos, o Node pode ser a escolha certa para algumas pessoas.
Este artigo buscará responder o que é o Node.js resumindo o problema que ele pode resolver, como ele funciona, como executar um aplicativo simples e, finalmente, quando o Node é e quando não é uma boa solução. Ele não abordará como escrever um aplicativo Node complicado nem será um tutorial completo sobre Node. A leitura deste artigo o ajudará a decidir se você deverá buscar aprender Node para usar em seu próprio negócio.
Que problema o Node soluciona?
O objetivo declarado do Node é "fornecer uma maneira fácil de criar programas de rede escaláveis". Qual é o problema com os programas de servidor atuais? Vamos fazer as contas. Em linguagens como Java™ e PHP, cada conexão inicia um novo encadeamento que, potencialmente, é acompanhado de 2 MB de memória. Em um sistema que tenha 8 GB de RAM, isto define o número máximo teórico de conexões simultâneas em cerca de 4.000 usuários. À medida que sua base de clientes cresce, você deseja que seu aplicativo da Web suporte mais usuários e, portanto, será necessário adicionar mais servidores. É claro, isso se soma a custos de negócios, especificamente custos de servidor, custos de tráfego e custos de mão de obra. Adicione a esses custos o problema técnico potencial de que um usuário poderá usar diferentes servidores para cada solicitação, de