Inovação Tecnologica
Gestão de processos e negocios inovação tecnológica, conceito, caracterização, tipos.
RAQUEL
Várzea Grande – MT / 16 de abril de 2014
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Uma diferenciação foi feita por Schumpeter (1982) entre invenção, inovação e difusão:invenção é o desenvolvimento de um processo ou produto com sentido de explorar comercialmente a idéia, porém ainda não realizada; inovação é a passagem da invenção padrão meio econômico, implícita na sua exploração comercial; a difusão é a adoção em massa, a propagação de novos produtos e processos pelo mercado.
Carneiro (1995) caracteriza a inovação tecnológica como a transformação de uma idéia informa de um produto, novo ou melhorado, ou processo operacional ou ainda em um novo método de serviço, e Hitt, Ireland e Hoskisson (2002) argumentam que a inovação está também através de mudanças na estrutura organizacional. A inovação, de acordo com Tigre(2006), é uma arma competitiva que permite ao empreendedor produzir de forma mais eficiente reduzindo a dependência sobre a mão-de-obra e eliminando concorrentes.
CONCEITOS
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
As melhorias contínuas, normalmente, não são capazes de criar vantagens competitivas de médio e longo prazo, mas de manter a competitividade dos produtos em termos de custo.
CARCTERISTICAS
Existe um conjunto de características