Paradigma Orientado A Eventos
Paradigma Orientado a Eventos
DIEGO LEONARDO GOMES DE SOUZA
JONATAN HOLZ MAIA
JOHAN STANLEY TUSTHLE DE AGUIAR
RAUMIR LUCIANO GARCIA
JiParaná
2014
DIEGO LEONARDO GOMES DE SOUZA
JONATAN HOLZ MAIA
JOHAN STANLEY TUSTHLE DE AGUIAR
RAUMIR LUCIANO GARCIA
Paradigma Orientado a Eventos
Trabalho apresentado ao Professor Edgar
Kaiser da disciplina de Paradigmas da
Linguagem de Programação da turma
0324 – 2014/1, turno noturno do curso de
Sistemas de Informação.
JiParaná
2014
Sumario
INTRODUÇÃO Neste trabalho iremos falar sobre programação orientada por eventos.
Nesse tipo de programação os eventos fora do programa determinam o fluxo do mesmo. Sendo eventos gerados por hardware ou por softwares.
Assim, o programa pode criar um ambiente de espera, onde conforme acontecem os eventos, a execução é desviada para uma parte específica do programa.
A programação por eventos é muito antiga e muito utilizada também. Desde o
DOS existe programação por eventos porém nos ambientes gráficos como Windows a programação por evento se faz muito mais necessária.
Um clique de mouse, um soltar do botão de mouse, o pressionar uma tecla, uma interrupção de hardware, o fim de um download, uma falha na memória, são exemplos de eventos que podem ser interceptados pelo S.O ou pelo programa e podem alterar o fluxo do programa.
1 Historia da Linguagem Facilmente podemos confundir a programação orientada a eventos com a programação orientada a objetos, mas devemos lembrar que a programação orientada a objetos independe da programação orientada a eventos, pois podemos ter objetos sem nenhum evento atribuído ao mesmo, mas não podemos ter um evento sem um objeto. Tanto o paradigma orientado a eventos quanto o