Qual O Objetivo Da Troca
1. Qual é o Objetivo da troca?
Estão relacionadas à posse dos produtos, envolvendo a formação dos preços a partir da relação entre as funções de compra e de venda.
2. Qual o grau de similaridade entre bens e serviços?
Através de diferentes níveis de mercado, cria-se um fluxo organizado de bens e serviços, ao longo do quais três tipos de utilidade são produzidos: forma, tempo e lugar. De um modo geral, aquele fluxo tende a passar por três fases: concentração, equilíbrio e dispersão. A partir dos produtores, tem início um processo de convergência que leva a produção aos mercados centrais (atacadistas).
3. Quem são os compradores e vendedores?
Tanto os compradores quanto os vendedores podem ser indivíduos e suas famílias, empresas e cooperativas agropecuárias e agroindustriais, empresas atacadistas e varejistas, empresas de outros setores da economia, prestadores de serviços e governos.
4. Qual o local do encontro para as negociações e trocas?
A articulação dessa cadeia ocorre de diferentes formas, a depender do produto e do local de comercialização, estando associada à esfera de circulação da mercadoria e do capital. Isso decorre da condição de subordinação que a prática agrícola assumiu em função da integração econômico‐financeira modernizante, justificada pelos obstáculos ao desenvolvimento da concorrência capitalista no campo e na consequente concentração de produção pelos capitalistas agrários.
5. Como compradores e vendedores se relacionam trocando informações e qual seu poder de negociação?
A inter‐relação desses diversos agentes define os preços dos produtos agrícolas no mercado, porque os preços finais são resultantes do preço da produção, da sua qualidade, da sazonalidade e da circulação da mercadoria, a qual pode envolver muitos outros atores que intermedeiam esse processo. Nesse sentido, a cadeia produtiva se aprimora e agrega novos elementos no contexto comercial a partir de