O que é estrutura do funcionamento do ensino
O atual sistema educacional brasileiro é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal e das incumbências desses sistemas; das várias formas de articulação entre as instâncias que determinam as normas, executam e deliberam no setor educacional; e da oferta da educação pelo setor público e privado.
Cada sistema tem um papel a desempenhar no contexto educacional do País. No que diz respeito a educação básica, cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios ofertá-la, por sua vez, o ensino médio é um dever dos Estados e do Distrito Federal e a educação infantil dos Municípios.
O sistema é baseado na organização do ensino federal, estadual e municipal e das incumbências desses sistemas; das várias formas de articulação entre as instâncias que determinam as normas, executam e deliberam no setor educacional; e da oferta da educação pelo setor público e privado.
Outro ponto importante na educação é a autonomia que a escola possui e que estar prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. Através dessa autonomia as escolas conseguem atender as especificidades regionais e locais, assim como as diversas clientelas que possuem necessidades para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade.
Com base nisso, podemos perceber que a educação é compreendida através das iniciativas desenvolvidas pelos sistemas de ensino. Já a gestão escolar, situa-se no âmbito da escola e trata das tarefas que estão sob sua responsabilidade, ou seja, procura promover o ensino e aprendizagem para todos.
De acordo com a leitura, a união, os estados o distrito federal e os municípios em regime de colaboração formam, os respectivos sistemas. A união elabora um plano nacional de educação, em colaboração com os estados, o Distrito federal e os municípios. Cabe a esse sistema assegurar processo das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiveram responsabilidade sobre esse nível de