O que é escola
O que é Escola?
No texto "O que é Escola?" de Guilherme Carlos Correa traz uma tradicional pergunta que muitas pessoas devem se fazer, e que poderia ser respondida por qualquer pessoa, tem significados diferentes para muitos.
As primeiras escolas no Brasil foram trazidas pelos Jesuítas em 1549, para catequisar as tribos indígenas e propagar a fé aos incrédulos, batizando-os para torna-los filhos de Deus. Logo o batismo tornou-se insuficiente para os gentios, pois não queriam deixar suas culturas de lado (as carnes, várias mulheres), mas estavam se submetendo ao batismo para agradar o hospede, o padre. Surgem os aldeamentos, onde as terras são doadas pelo governo para plantar e assim manter os índios já batizados entre os cristãos.
Nas aldeias era erigido um pelourinho com objetivo de educar os índios inadimplentes, mas nunca era feita pelos padres, e sim por funcionários da coroa. Outro trabalho pedagógico dos jesuítas foi à fundação dos colégios, onde somente meninos eram aceitos, e eram submetidos a rígidas normas.
Como nos dias de hoje o professor é a figura central nos colégios. Para se tornar professor passava-se por um longo período de formação da alma, e esse processo era supervisionado por um professor mais antigo.
A pedagogia dos jesuítas só teve o destaque que teve, pelo ocultamento da pedagogia não institucional que praticavam como escravizar alguns povos, e até mesmo foram eliminados.
Nos anos 70, surge o curso normal do "prezinho" onde as crianças passam a fazer filas nos pátios para cantar o hino nacional. Se mantendo nos dias atuais uma vez por semana nas escolas primarias. Começa a surgir cursos técnicos educacionais, e hoje foram se ampliando cada vez, mas, o aluno passa a ter mais liberdades, desde que respeite as normas impostas, a mesma ordem serve para os professores também.
O aparecimento do computador abre novas possibilidades para o uso de tecnologias, em educação, eram produzidos com finalidades