O que é erp
ERP é um sistema de gestão empresarial onde ao invés de ter um ou mais softwares para cada departamento da empresa, conta-se com uma integração entre eles, de forma que todos façam parte de um sistema unificado, isso que uma solução de ERP oferece. Com um único sistema integrando todos os departamentos ou pelo menos os setores mais importantes da empresa, a comunicação interna se torna mais fácil e o atendimento aos clientes mais ágil, como por exemplo, o departamento de vendas poderá consultar seu relatório e perceber que um determinado produto não está tendo a saída desejada e, com base nisso, desenvolver uma nova estratégia para reverter esse quadro. Com esses exemplos vemos que a integração de sistemas e vantajosa, com sistemas distintos, cada setor teria mais dificuldade para se comunicar com o outro, o que resultaria em maior tempo, mais gastos e até em cansativos procedimentos burocráticos. Além disso, com um sistema de ERP, a empresa passa a ter menos fornecedores de software, o que diminui custos com licenças, suporte técnico, servidores, treinamento, entre outros.
ESTRUTURA DOS SISTEMAS ERP
Os sistemas ERP são compostos normalmente por uma base de dados única e por módulos que suportam as diversas actividades das empresas, também tem a opção de módulos adicionais, já os dados utilizados por cada módulo são armazenados na base central de dados para que depois possam ser utilizados por outros módulos do sistema, sendo esta a estrutura típica da maioria dos sistemas ERP existentes no mercado.
EVOLUÇÃO ERP
O ERP vem ao longo do tempo acumulando sucessos e erros. A sua evolução veio como uma ferramenta estratégica que foi se evoluindo rapidamente ao mesmo tempo que as tecnologias de informação. Com a evolução já na década de 90, os departamentos das empresas antes distintos uns dos outros se integraram em um único sistema surgindo o ERP, com este modelo de sistema conseguiu resultados melhores para empresa do que com sistemas