Relatório de física 1 experimental
FÍSICA EXPERIMENTAL
EXPERIMENTO IV
INTRODUÇÃO
O experimento proposto envolve os efeitos e as propriedades ondulatórias. O experimento consiste em fazer oscilar uma corda com freqüências variáveis, que permitam perceber o efeito de cada uma delas no comprimento e na velocidade das ondas formadas. Para isso, dispomos tanto de um gerador quanto de um excitador de ondas.
As relações de interdependência entre as grandezas são dadas segundo a seguinte regra: v= λ.f ,em que “v” é a velocidade de propagação da onda, “λ” é o comprimento de onda e “f” é a freqüência de oscilação. No experimento, pudemos manipular a freqüência com o gerador de ondas senoidais e a velocidade com os pesos que tensionavam a corda e trocando a corda por uma de densidade linear diferente. A velocidade obedece à relação v∝τμ , com uma constante de proporcionalidade equivalente a 1, em que “τ” corresponde à tração no fio e “μ”, à densidade linear. O que facilita a visualização dos efeitos experimentais é o caráter que a onda adquire (onda estacionária). Essa configuração, gerada por uma superposição de ondas contrapropagantes, dá a impressão a um observador na terra de que a onda esteja, realmente, parada, pois os “nós” (pontos em que a posição da onda que sofre oscilação coincidem com a posição em que a onda estaria quando esticada) se mantêm fixos quando a onda está em alguma freqüência harmônica.
OBJETIVOS
O principal objetivo deste experimento é oferecer ao aluno a possibilidade de observar e discutir ondas reais, utilizando-se para isso ondas estacionárias propagadas em uma corda. Aqui, as características (propriedades) de ondas propagantes poderão ser abstraídas e a onda estacionária será tratada como uma superposição de ondas contrapropagantes. Este experimento permite mostrar interdependência entre velocidade, freqüência e comprimento de onda, além de avaliar as propriedades que afetam a velocidade de propagação e notar a relação