O que é epidemiologia
A ciência que estuda a distribuição das doenças e suas causas em populações humanas.
1.2- Qual foi a contribuição mais significativa do império romano para a epidemiologia?
Criação dos sensos periódicos e o registro compulsório de nascimento e óbito, mais tarde conhecidos como as “estatísticas vitais”. 1.3- O que é considerado saúde? O que é qualidade de vida?
A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença.
Qualidade de vida é a adequação das condições sócio ambientais às exigências e necessidades humanas. Depende de um ambiente saudável, de ter as necessidades básicas atendidas, e de ter seus direitos respeitados e protegidos.
1.4- O que é doença? é um sinal de alteração do equilíbrio homem-ambiente, produzida pelas transformações produtivas, territoriais, demográficas e culturais.
2.1- a) Escala do estado de saúde e doença: saúde ótima – saúde subótima – doença ou incapacidade – próximo da morte – morte.
b) descrição do processo de uma doença e sua estrutura epidemiológica – recuperação ou morte: hospedeiro, agente e ambiente em interação – produção de estímulos – etapa sub-clinica – doença ou incapacidade declarada..
2.2- Período epidemiológico ou pré-patogenico; período patogênico ou patológico.
Pré patogênico: interação entre o individuo suscetivel, e o ambiente – e as condicionantes genéticas ou somáticas pre patogênicas.
Período patogênico: precondições internas – locus da doença interessam as modificações fisiológicas que ocorrem no organismo vivo ao adoecer.
2.3- Determinantes da doença – quais são? Exemplos.
Endógenos: que no quadro geral da ecologia da doença são inerentes ao organismo e estabelecem a receptividade do organismo. Ex.: herança genética, estilo de vida, anatomia e fisiologia do organismo humano.