O que é drogas
• Lícitas: substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. É considerada droga lícita qualquer substância que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, anorexígenos, anabolizantes e outros.
• Ilícitas: substâncias proibidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal e integrante da cultura. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.
Por serem proibidas, entram no país de forma ilegal através do tráfico. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. Por que as pessoas usam drogas? Partindo do prognóstico social, o primeiro aspecto que leva a pessoa para as drogas está na família, pois o ambiente familiar é o primeiro a influenciar a vida de um ser humano. Nesse ambiente há vários fatores que destroem a harmonia do lar, como doenças, desemprego, alcoolismo ou dependência de drogas de um dos membros da família, violência, maus-tratos, falta de diálogo, mudanças constantes de moradia o que não permite um fortalecimento de laços de amizade na comunidade e na escola, dentre outros. Assim como a família, o grupo de amigos também exerce grande influência. O jovem se sente obrigado a estar em contato com as drogas