josephine
Em 1960 sua proposta foi a Teoria Humanista na qual a situação dos indivíduos é experenciada existencialmente, pelos enfermeiros; a pessoa é uma Unidade Holística Intelectual; desenvolveu o termo “Nursologia”, sendo enfermagem um Ato Inter-Humano e um Ato do Ser Humano.
Josephine Patterson e Loretta Zderad
Em 1960 foi desenvolvida a Teoria Humanista por essas duas enfermeiras doutoras através de uma conversar com colegas de trabalho onde refletiam sobre suas experiências no hospital e vendo o valor que tinham ao homem e sua existência. Nesse desenvolvimento da teoria elas foram muito influenciadas por psicólogos humanistas e feno-menologistas, como Buber, Marcel, De-san, Nietzsche, Hesse, Jung e Bergson fazendo com que as teorias ficassem mais voltadas ao significado da vida, como ela é vivida o poder de uma boa percepção e o bom diálogo entre equipe e clientes. Josephine Patterson e Loretta Zderad obtiveram muitas experiências com pacientes psiquiátricos, enfermeiros estudantes explorando suas experiências de vida e obtiveram quatro conceitos o ser humano, a saúde, a enfermagem ea comunidade.
Conceitos fundamentais são de que o ser humano e capaz de agir por si só, porém como ele não esta só necessita da saúde para sua existência assim nessa deixa e é onde a equipe de enfermagem, com a meta de promover o bem estar do individuo, em momentos da sua vida em particular, oferecendo a possibilidade de crescimento pessoal de estar em saúde, apesar de suas condições críticas, atuando assim juntos, enfermeiro e pacientes unidos para o mesmo fim aprendendo e ensinando.
Nessa teoria conseguimos observar com mais clareza que a equipe de enfermagem não precisa carregar o cliente no colo e sim ser