O que é Droga?
Drogas são substancias químicas que causam efeitos no organismo. O termo droga, da a várias interpretações, mas a principal ideia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em duas categorias: as estimulantes e os depressores. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos.
Doenças causadas.
• Pelagra deficiência grave de vitamina B3 que prejudica as funções mentais, fazendo o doente agir como se estivesse fora da realidade. O quadro é irreversível e pode levar à morte.
• Doenças cardiovasculares como infartos devido à aterosclerose provocada pela má alimentação que também altera alterar o nível de lipídeos e elevar as taxas de colesterol e triglicerídeos.
• Tuberculose e pneumonia que causam dores no tórax, cansaço, febre e escarro sanguíneo, reversível em geral com repouso, antibióticos e boa alimentação.
• Hepatite que evolui facilmente para cirrose, que é fatal. Neste caso o paciente perde peso e acumula líquido nas pernas e abdômen, pele e olhos amarelados, febre e dor abdominal.
• Gastrite e gastroenterite são as doenças mais comuns nos alcoólatras. O tratamento das duas é a abstinência do álcool e dieta balanceada.
• Pancreatite, destruição das células do pâncreas que evolui várias rapidamente para o diabetes.
São drogas que tanto a fabricação como o consumo são permitidos por lei. O termo droga possui uma aplicação bastante específica. Segundo a definição literal, vê-se que droga é uma substância de uso médico ou terapêutico, ou ainda, aquilo que tem efeito entorpecente, alucinógeno ou excitante, cujo uso pode levar a dependência.
As substâncias que recebem esta denominação classificam-se em lícitas, de aplicação estritamente médica e terapêutica recomendada e controlada por profissional médico devidamente inscrito e habilitado no órgão competente da