Compostos Orgânicos
Alessandro Schaefer
3ª 1
Trabalho de Física
Campo Magnético de um Fio Condutor Retilíneo
Dionísio Cerqueira - SC
25/09/2014
Campo Magnético de um Fio Condutor Retilíneo
Caso você tenha um condutor reto, extenso e vertical percorrido por uma corrente elétrica atravessando uma cartolina colocada em um plano horizontal ortogonal ao condutor, é possível perceber que se gera campo magnético circular ao redor do fio quando se espalha limalha de ferro sobre a cartolina.
As linhas de campo magnético ao redor de um longo fio por onde passa corrente elétrica formam círculos concêntricos ao redor do fio. A direção do campo magnético é perpendicular ao fio e é a direção dos dedos da sua mão direita que estariam enrolados ao redor do fio desde que seu polegar estivesse na direção da corrente. Utilizando a lei de Ampère, é possível obter a expressão do valor do campo magnético ao redor do fio, que é dado por: Onde é a permeabilidade do vácuo, I é a corrente que passa pelo fio e r é a distância em que se está do fio ao medir o campo magnético.
Em resumo, a um ponto P, à distância r do fio, o vetor indução magnética terá as seguintes características:
A) Direção: tangente à linha de indução que passa pelo ponto P.
B) Sentido: determinado pelos dados da mão direita ao apontar o polegar no sentido da corrente.
C) Intensidade.
Trabalho de Física
25/09/2014
Campo Magnético de um Fio Condutor Retilíneo
Quando um fio retilíneo é percorrido com uma corrente elétrica i, ele gera ao seu redor um campo magnético, cujas linhas do campo são circunferências concêntricas pertencentes ao plano perpendicular ao fio e com centro comum em um ponto dele.
Para sabermos qual o sentido do campo magnético deste fio utilizamos a regra da mão direita. Coloca-se