homem e sociedade
Veremos como a cultura, a natureza humana e os processos de socialização se relacionam em nossa espécie para determinar nosso comportamento.
Principais conceitos
Cultura, natureza e socialização.
Ser humano, cultura e sociedade
Atualmente, somos seis bilhões e oitocentos milhões de habitantes no planeta. Devemos essa condição aos nossos ancestrais que há milhões de anos desenvolveram a capacidade de se adaptar a novos ambientes e de vencer predadores mais fortes e velozes com armas sociais que os fizeram imbatíveis: a comunicação, a cooperação, a capacidade de estabelecer regras de convívio coletivo etc.
Tudo isso só foi possível uma vez que o comportamento humano, diferentemente de outras espécies que vivem coletivamente, foi orientado pela cultura ao invés do instinto.
Você já deve ter ouvido falar que o sucesso de nossa espécie se deve ao fato de que o ser humano é o único ser racional dotado de inteligência, não é mesmo? Isso é verdade, mas não é toda a história.
Já pensou que não adianta nada ser dotado de inteligência e não ser estimulado a utilizá‑la? Pois é exatamente isso que acontece com o conjunto de nossa espécie. Se o ser humano não tivesse desenvolvido
Unidade I
10
Unidade I a vida em sociedade baseada em uma cultura, provavelmente nossas capacidades de inteligência sequer seriam exploradas.
Vamos pensar por que é importante essa informação?
É importante perceber que é comum o pensamento que existem pessoas ou sociedades “naturalmente” mais dotadas de pessoas inteligentes. Pois bem, isso é parte de um preconceito infundado, e essa discussão será aprofundada mais adiante no decorrer da disciplina. Por ora,