O que é designer grafico
2011
Março
28
O que é Design Gráfico
Quentin Newark
Editora Bookman
255 páginas
O livro de Quentin Newark é dividido em três partes: Questões, Anatomia e Portfólios.
QUESTÕES
O design não acontece no vácuo; ele é influenciado por diferentes áreas como a economia, aética, a tecnologia, a teoria e as demais manifestações artísticas. O que é design gráfico? Explora essas questões e mostra como o design evoluiu ao longo dos séculos – da sua origem na Alemanha medieval até hoje, a era do branding corporativo, das revistas, da televisão e dos sites.
ANATOMIA
Esta obra analisa os elementos que compõe a disciplina do design: a tipografia, a combinação de imagem e texto – a essência do design gráfico -, e o processo de reprodução.
PORTFÓLIOS
Não existe um tipo de designer ideal. É possível trabalhar sozinho ou em uma grande agência, ser escritor, editor, curador, designer de tipos ou empresário. Este livro apresenta e analisa o trabalho de um grupo diverso de jovens designers, mostrando a riqueza e a abrangência da profissão.
Quando alguém pergunta o que você estuda na faculdade e você diz “Design Gráfico”, algumas pessoas só acenam com a cabeça, murmuram qualquer coisa, dizem “ah, legal” ou qualquer palavra parecida. Tem muita gente que já conhece a profissão, mas fica confuso na hora de explicar o que é. Até porque é difícil explicar, em poucas palavras, o que é o design gráfico, o que fazemos, com quê trabalhamos.
O livro já abre a primeira frase com a afirmação: “O design gráfico é a mais universal de todas as artes. Está em toda parte, explicando, decorando, identificando – impondo significado ao mundo.”.
Em outra página, temos outra afirmação: “Tentar reduzir uma atividade tão abrangente e variável em uma breve definição ou em uma expressão pronta é, no mínimo, difícil.”.
O livro aborda, entre outras questões, a diferença entre design e arte, termos que muitas pessoas confundem. No meu ponto de vista,