Designer grafico
Novas chances para profissionais de design – Brasil Econômico
20 Abril 2011
Proliferação de mídias digitais abre portas para ampliação de oportunidades, que agora vão além da técnica
Que tipo de profissional pode ter criado a embalagem de margarina servida hoje no café da manhã?
Quem elabora o visual dos sites, das publicações e peças publicitárias?
Esse é o trabalho do designer, que além do mercado industrial e publicitário, vê as oportunidades crescerem à medida que proliferam os dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Segundo a consultoria IDC, foram vendidos 100 mil tablets no Brasil e a expectativa é que em 2011 sejam vendidos 300 mil destes aparelhos.
O investimento de grandes empresas em novos produtos é considerado uma das razões para a popularização das mídias digitais móveis e para o conseqüente aumento das oportunidades para profissionais da área no país. Um exemplo disto é a Samsung, que irá lançar, em junho deste ano, modelos de tablets e smartphones da marca.
No ano passado, a companhia triplicou a capacidade de produção de sua fábrica no Brasil. Aquelas que não atuam diretamente no ramo de tecnologia da informação também têm buscado seu espaço nas mídias móveis e, desta forma, aumentado a procura por designers.
Este é o caso da Portobello, empresa do segmento de revestimentos cerâmicos, que no mês passado lançou um aplicativo para tablet. Ao mesmo tempo, novas áreas de negócios despontam no país. “Goiás e, principalmente, Minas Gerais, são estados com investimentos e forte desenvolvimento no ramo do design”, diz Ellen Kiss, coordenadora da pós-graduação de Design Estratégico da ESPM.
DESEMPREGO ZERO
O designer gráfico João Junqueira, passou, recentemente, por esta onda de oportunidades na área. Não foram necessários três dias, desde que Junqueira deixou de trabalhar na versão impressa de uma revista para que fosse convidado a retornar para a mesma empresa, mas, destavez, para formatar