O que é darwinismo - coleção primeiros passos
A primeira edição do livro “O que é Darwinismo” foi publicado em 1987, pela Editora Brasiliense, do autor Nélio Marco.
Acredita-se que Darwin foi o primeiro cientista a apresentar uma teoria tão conturbadora, que foi a Teoria da Evolução. A viagem de cinco anos que Darwin fez, à bordo no Beagle, lhe concedeu muitas conhecimentos devido a suas observações da natureza. Espelhou-se também nas teorias de Lamarck, como a Lei do Uso a Desuso e a Lei da herança de Caracteres Adquiridos.
Em 1859, foi publicada “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin. Charles defendia a teoria da seleção natural, no qual argumentava que só sobreviveriam os membros de uma espécie que conseguissem se adaptar melhor a determinada situação em que viviam. Os filhotes não eram iguais aos seus pais, como uma girafa que poderia desenvolver um pescoço mais comprido que do seus pais. Aos poucos a seleção natural iria eliminando as espécies antigas e prevalecendo as novas, a chamada sobrevivência dos mais fortes.
A Teoria da Evolução causou um grande efeito em toda a sociedade. Pois ela ia contra a doutrina religiosa de que as espécies teriam sido criação de Deus. Darwin dizia que todas as espécies evoluíram progressivamente por milhões de anos e se desenvolvem até hoje.
O Darwinismo se aplicava a todos os seres vivos, incluindo os humanos. Darwin acreditava que as próximas gerações humanas poderiam ser melhoradas se fossem impedidos certas mestiçagens. A sociedade era dividida: a parte superior , que eram os indivíduos ricos, inteligentes e brancos, e a parte inferior, que eram os pobres, doentes e de raças consideradas ínfero. Essas partes deviam ser proibidas de se reproduzirem, porque deixariam a espécie mais “inferior”. E se relacionando somente os da parte superior, fazendo assim uma seleção, após determinado tempo sobreviveria apenas “os bons”, os mais aptos, a classe dominante.
Darwin dizia que raças inteiras poderim ser extintas, eliminadas pelas raças superiores.