O que é cultura?
CULTURA PODE SER DEFINIDA COMO TUDO AQUILO QUE O HOMEM DESENVOLVEU E NÃO A NATUREZA. POR ISSO, COMO DIZ SANTOS (1982) SEMPRE QUE ALGUÉM FOR PENSAR EM CULTURA TERÁ TAMBÉM QUE PENSAR NA HUMANIDADE E EM TODA A SUA FORMA DE RIQUEZA.
O autor ainda narra que a cultura nasce a partir da reunião de um grupo de pessoa, pois o simples modo de comunicação entre estes já pode ser considerado um tipo de cultura. Mostra também que a evolução da sociedade, a diferença e particularidade de cada povo e que é muito importante entender e respeitar o que cada cultura significa para seus representantes, como, por exemplo, como é feita a separação das tarefas, suas moradias, maneira de se vestir, a região onde vivem e os materiais disponíveis. Conseguir aceitar isso é se desvencilhar de qualquer tipo de preconceito com qualquer cultura deferente.
Como a cultura caracteriza uma população torna-se impossível não comparar uma cultura com outra, na tentativa de decidir qual é superior ou inferior. SANTOS (1982) mostra que existem pensamentos a respeito: um deles é hierarquizando as duas seguindo alguns critérios, como, a capacidade de produção material, sendo que a que tem uma tecnologia mais desenvolvida pode ser considerada melhor; o segundo nega ser viável a hierarquização, pois cada uma tem seus critérios, e fazendo isso teria que submeter uma delas aos critérios da outra, ou seja, a comparação também se torna inviável.
SANTOS (1982) afirma que não existe nenhuma lei natural que afirme uma cultura ser superior a outra, mas todos sabem que isso não acontece. A história mostra que a comparação sempre foi feita, colocando a Europa Ocidental como um exemplo de superioridade, sendo eles, no séc. XIX, considerados uma civilização, enquanto os demais eram divididos entre bárbaros ou selvagens.
Mas essa diferença não está apenas um estilo de vida, pois cultura também está relacionada à educação e às