Enfermagem
ENFERMAGEM: ASPECTOS
ÉTICOS E LEGAIS
Cláudio Márcio de Oliveira Leal
Procurador-Geral COREN-PI
TÓPICOS DA PALESTRA
Introdução
Conceituação:
a) Aspectos Éticos
b) Aspectos Legais
Visão Holística x Visão Cartesiana
Humanização da Prática de Enfermagem
CONSULTA DE ENFERMAGEM
É a atividade privativa do Enfermeiro, que utiliza componentes do método científico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de
Enfermagem
que contribuam para a promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família e comunidade. (COFEN, 1993)
PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
É o conjunto de medidas decididas pelo Enfermeiro, que direciona e coordena a assistência de
Enfermagem ao paciente de forma individualizada e contínua, objetivando a prevenção, promoção, proteção, recuperação e manutenção da saúde.
ÉTICA
Instrumento social orientador do comportamento humano, para determinar o que se deve fazer para conseguir a “boa vida”, o “bem estar” das pessoas vivendo em sociedade”
(OGUISSO, SCHMIDT, 2007 p.73).
Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
LEGAL
Legal: Conforme ou relativo à Lei.
Nosso senso moral inato pode nos levar a praticar boas ações. Mas é inegável que o conhecimento das normas do dever facilita o seu cumprimento.
ASPECTOS ÉTICOS DA CONSULTA E
PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM
RESOLUÇÃO COFEN 311/2007
CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE
ENFERMAGEM
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. A Ética no exercício da enfermagem