Ficha fispq
A Ficha FISPQ (Ficha de Informações de Segurança do Produto Químico) é emitida pelo expedidor (dono) ou fornecedor do produto e está normalizada na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 14.725). Nela encontramos os conhecimentos básicos sobre os produtos químicos, recomendações sobre medidas de proteção e ações em situação de emergência. Em outros países ela é conhecida como Safety Data Sheet (SDS) ou Material Safety Data Sheet (MSDS).
Na FISPQ são fornecidas informações sobre vários aspectos da substância ou mistura quanto à proteção, à segurança, à saúde e ao meio ambiente.
O fornecedor através da FISPQ transfere informações essências sobre os perigos que aquele determinado produto ou mistura pode causar no transporte, no manuseio, na armazenagem e as ações a serem tomadas em caso de emergência.
A FISPQ é usada para transferir essas informações do produto para os trabalhadores, empregadores, profissionais de saúde e segurança, pessoal de emergência, agências governamentais, assim como membros da comunidade, instituições, serviços e outras partes envolvidas com o produto químico.
Na ABNT NBR 14725 são estabelecidas as condições para criar consistência no fornecimento das informações sobre as questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionada à substância ou mistura.
Para estabelecer um padrão na elaboração da FISPQ, certos requisitos foram definidos sobre a forma e informações referentes às substâncias e misturas (exemplo: a terminologia, a numeração e a seqüência das seções).
Na FISPQ o público que fará o uso do produto químico na qual vai trabalhar, irá conhecer e identificar todas as informações importantes relacionadas aquele produto. Todo lugar que fizer o uso de produtos químicos perigosos são obrigados a possuírem as FISPQ em fácil acesso (por exemplo: impressa, eletrônica etc.). A ficha não é um documento confidencial.
Na elaboração da ficha FISPQ serão