Engenharia
Passo 1
Pesquisar como é realizada a obtenção do cloreto de sódio (sal de cozinho) a partir da água do mar e sua utilização como matéria-prima em processo produtivo (indústrias). Obtém-se através da evaporação da água, os íons se unem e formam o cloreto de sódio (NaCl) sólido. O processo de retirada do sal do mar é feito em um local chamado salina. A água do mar, é bombeada com aproximadamente 3,5% de sais totais dos quais ¾ são cloreto de sódio. Para cada tonelada de sal produzida, utiliza-se aproximadamente 45m³ de água do mar que foi inicialmente bombeada, que vai fluindo pelos diversos evaporadores e aos poucos aumentando sua concentração de cloreto de sódio. Ao atingir o último evaporador, a salmoura já se encontra maturada e preparada para alimentar os grandes cristalizadores onde, durante os meses de junho a janeiro de cada ano, o sal é precipitado. O sal é colhido mecanicamente ou manualmente, lavado com salmoura saturada e empilhado nas áreas de estocagem, onde aguardará para ser comercializado.
Passo 2
Descreva quais são os principais produtores do sal de cozinha no Brasil. Dois Estados destacam-se como produtores de sal marinho no Brasil: Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. Juntos, eles respondem por quase toda a produção nacional. O Rio Grande do Norte sozinho cobre mais de oitenta por cento da produção brasileira. Os municípios de Macau, Moçoró e Areia Branca são os principais produtores do Estado. No Rio de Janeiro, destaca-se a produção de Araruama e Cabo Frio.
Passo 3
O nome e a fórmula de 5 substâncias que podem ser produzidas a partir do cloreto de sódio extraído da água do mar. - NaOH - Hidróxido de sódio. - Cloro – Cl2. - Ácido clorídrico - HCl. - Sódio metálico - Na. - Hidrogênio - H2.
Quais indústrias utilizam matérias-primas obtidas a partir do