O que é comunicação empresarial?
Relatório da Leitura
Gisleine Nunes Adriano
A sociedade e o mercado consumidor cada vez mais afastam-se das chamadas “empresas analfabetas”, ou seja, empresas que não sabem ouvir, falar, escrever, se expressar e principalmente dialogar no ambiente em que atuam.
O poder da linguagem da propaganda sobre outras linguagens é herança de um ambiente empresarial sem concorrência e sem muitas opções para o consumidor, mas a propaganda é apenas uma parte da comunicação das empresas, pois esta se utiliza de várias linguagens, que não tem ligação imediata com o processo de vendas.
A comunicação empresarial passam mensagens ao longo do tempo especificas, princípios e valores que as empresas construíram durante anos, onde a imagem constitucional de uma empresa é um ser vivo dinâmico que se modifica a cada dia.
As empresas precisam vender seus produtos a milhões de pessoas diferentes, para isso são obrigadas a transmitir uma mensagem que não firam os princípios éticos, morais, políticos e religiosos dos consumidores. Já a comunicação interna, dirigida para os trabalhadores, visa medir, de forma cientifica, a eficiência e a credibilidade, entre outros aspectos.
Muitas termologias foram implantadas ao longo dos anos para efeito de comunicação interna das empresas como: qualidade total (ISO), Benchmarketing, reengenharia, unidades estratégias de negócios, Just in time, kanban, alianças estratégicas. Essas palavra se tornaram para muitas empresas uma questão vital, onde todos os funcionários devem saber o que elas significam.
O que as empresas querem, no entanto, é medir a satisfação do consumidor em relação ao seus produtos, visando melhorias em seus produtos/serviços. Para isso as empresas criaram dois conceitos: O ombudsman e os serviços de atendimento ao consumidor.
O ombudsman, palavra de origem sueca, significa aquele que representa, ou seja, é uma pessoa paga para defender e