Questionário de fisiologia
1) O que é bioeletricidade e quais as células excitáveis?
A Bioeletricidade ou Bioeletromagnetismo (algumas vezes também chamado de biomagnetismo) refere-se à voltagem estática de células biológicas e às correntes elétricas que fluem em tecidos vivos, tal como nervos e músculos, em conseqüência de potenciais de ação.
A existência de potenciais elétricos através das membranas de todas as células do corpo é comprovada cientificamente, e algumas células como as do sistema nervoso (neurais) e as musculares são excitáveis, em outra palavras, são capazes de autogerar impulsos eletroquímicos em suas membranas.
2) O que é potencial de repouso da membrana e que mecanismos o mantém?
O potencial eletronegativo criado no interior da fibra nervosa devido à bomba de sódio e potássio é chamado potencial de repouso da membrana, ficando o exterior da membrana positivo e o interior negativo. Dizemos, então, que a membrana está polarizada.
Potencial de Repouso da membrana (PRM): Esse potencial tem sua origem em um mecanismo simples, de alternância entre o transporte ativo e o transporte passivo de pequenos íons. É causado pela distribuição desigual de íons carregados (carga positiva ou negativa) na membrana celular.
A célula nervosa (neurônio) mantém o potencial de repouso da membrana através da bomba de sódio e potássio, "expulsando" 3 Na+ e absorvendo 2K+. A parte externa da membrana fica carregada positivamente e parte interna negativamente.
Qdo há um estímulo eficiente p/ desparar um impulso nervoso, há abertura dos canais (passivo) de sódio c/ a entrada deste íon na célula... Assim, há uma inversão localizada da polaridade da membrana (chamada despolarização _a parte interior fica positiva e a exterior negativa)... Este é o potencial de ação da membrana. Esse impulso se propaga pela membrana, provocando sucessivamente a abertura de um posterior canal de sódio. Á medida que ocorre a abertura de um posterior canal de sódio, o