o que é comunicação alternativa e por quem é utilizada
O termo comunicação segundo o dicionário Aurélio se refere ao ato ou forma de transmitir mensagens por meio de processos ou métodos convencionados em uma linguagem verbal ou não verbal. A comunicação alternativa seria então, para melhor se entender, uma variante da comunicação tida como a tradicional. Esta forma de se comunicar pode ser construída através de expressões corporais como a varredura (apontar com o olhar) usada por pessoas que possuem dificuldades na fala em consequência de sequelas de acidente vascular encefálico, de AVCs, deficiência mental, síndromes congênitas, laringectomizados, pacientes em leitos de unidade de terapia intensiva -UTI, ou ainda em forma de língua de sinais como as usadas em diversos países do mundo pelas pessoas surdas.
É curioso notar que até mesmo as pessoas surdas possuem uma forma alternativa da sua própria língua de sinais, o alfabeto com os pés. Este alfabeto é utilizado por indivíduos surdos que tem os movimentos dos membros superiores restringidos por algum tipo de paralisia ou decapitados.
A adoção de um sistema de comunicação alternativa não deve ser algo escolhido aleatoriamente, este deve estar de acordo com à habilidade e nível de empenho do usuário. A decisão sobre que sistema usar é tão importante para o usuário não falante quanto para os mediadores que auxiliam na transmissão da comunicação.
Um material simples fácil de ser elaborado e a prancha de comunicação, ela tem sido de grande importância para os que a utilizam tanto na escola, quanto nos tratos de sua vida diária. Na prancha de comunicação são encontrados símbolos, figuras, números que partem do real para o abstrato. Por exemplo a professora ao construir uma prancha com as frutas da estação, antes de desenha-las e afixa-las na prancha, dará ao aluno a oportunidade de conhece-las de forma concreta: apalpando, cheirando e até mesmo experimentando a fruta. Somente após este procedimento a figura