o que é coaching
Pelo dicionário, coaching seria um método de dirigir, instruir e treinar uma pessoa ou grupo de pessoas, com o objetivo de alcançar algum objetivo ou de desenvolver habilidades específicas. Nesse sentido, há muitas maneiras de treinar indivíduos, diversos tipos de treinamento e variados métodos, podendo incluir a fala, o treinamento motivacional em seminários, workshops e práticas supervisionadas.
Etimologicamente, o termo inglês “coach” se referia a uma condução ou meio de transporte, nos remetendo à ideia de carruagem. Percebeu? Conseguiu notar que a palavra ainda tem um pouco dessa idéia de “ser conduzido”, de se “deixar conduzir” por alguém? Interessante, não!?!?
Sabe-se que o primeiro uso do termo “coaching” ocorreu por volta de 1830, na universidade de Oxford, e já guardava relação com instrutoria ou treinamento. Era empregado como uma gíria para o tutor que conduz um estudante por meio de um exame. Desde então, a expressão tem sido usada para descrever o processo utilizado para transportar as pessoas de onde elas estão, para onde elas querem chegar, ou ainda, para o que querem ser futuramente.
A evolução do coaching tem sido influenciada por muitos outros campos de estudo e não para nas definições apresentadas até aqui. Na sua história, incluem-se o desenvolvimento pessoal, a educação de adultos, a psicologia e outras teorias, além de práticas organizacionais e de liderança. Mas foi a partir da década de 1990 que tivemos um salto de progresso! Foi aqui que as grandes associações de profissionais de coaching foram criadas ou passaram a atuar no desenvolvimento de um conjunto de normas de formação. Assim, a atividade de coaching ganhou mais independência e notoriedade, tornando-se uma disciplina a ser respeitada em todo o mundo.
Existem ainda muitas outras formas de interpretar o termo…
• “Libertar o potencial de uma pessoa para maximizar seu próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensiná-la” (Whitmore 2003) [tradução