O que é ciência
Você já se perguntou sobre como sabemos as coisas que sabemos? A resposta para isto é “provas”. Às vezes “provar” significa ver, ouvir, sentir, cheirar, entre outras formas de se obter a verdade. Às vezes nosso olhos não são capazes de ver e precisam de ajuda, sendo assim é que aprendemos diretamente vendo, sentindo, ouvindo, assim chamamos de observação. Frequentemente, a prova não é apenas uma observação por si só, mas há observações como uma base; Ex: Se ocorre um assassinato, é comum ninguém ter visto o que se acontecera. Mas os detetives juntam diversas observações que podem apontar na direção de um suspeito. Os cientistas dão um palpite de algo que seja real que é uma hipótese, mas assim mesmo fazem uma observação sendo assim uma previsão dos estados.
Tirando as provas de lado encontramos três tipos de más e boas razões para crer em alguma coisa, elas são “tradição” , “autoridade”, “revelação”.
Primeiro, a tradição é algo passado de avô para o pai, deste para o seu filho e assim por diante. Ou por meio de livros passados através das gerações por vários anos, crenças populares que começam do nada; As pessoas simplesmente acreditam porque outras disseram e acreditando a passam a idéia por séculos. Isso é tradição.
A segunda questão é a autoridade que enquanto se há a razão para acreditar em algo significa acreditar, pois alguém importante ordenou que você acreditasse. Ex: Num dos ramos da religião muçulmana, as pessoas importantes são chamadas de aiatolás e muitos muçulmanos se dispõem até a sua morte pela ordem um aiatolá.
A terceira questão é a revelação em se ocorre quando pessoa religiosa tem uma simples sensação de que algo deve ser verdade, mesmo que não haja provas de que o seja, eles o chamam a sua sensação de “revelação”.
Obs: Da próxima vez que alguém lhe disser que parecer importante, pense: “Será que isso é o tipo de coisa que as pessoas sabem por causa de provas? Ou será o tipo de coisa em que as pessoas acreditam