A venezuela no governo de hugo chavéz
Índice
Conteúdo
Sumário 3 Golpe de Estado frustrado. 4 Primeira Eleição. 4 Golpe Frustrado. 5 Boicote Opositor. 5 Terceiro Mandato. 5 Reféns Colombianos. 6 Os últimos anos de governo, descoberta a doença. 6 Relação da Venezuela com outros países. 7 Gráficos 8 Produto Interno Bruto (PIB) per capita (US$) 8 Taxa de inflação (preços ao consumidor) (%) 8 Petróleo - produção (barris/dia) 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Sumário
O trabalho traz as principais questões do governo de Hugo Chávez, as polemicas, e as intrigas dele com outros países. O inicio do caminho para a política, e sua primeira eleição traz os fatos que marcaram o seu governo, mostrando sua relação com o Brasil, Estados Unidos da America, e outros países. Preocupado em mostrar com gráficos o PIB do país durante o comando de Chávez, mostrando também os últimos anos de mandato dele, a descoberta da doença.
Os principais golpes, boicotes e os protestos que causaram mortes, feridos, e até a degradação de relações entre outros países.
Golpe de Estado frustrado.
O tenente-coronel Hugo Chávez liderou um golpe de estado, em 1992, o país estava em depressão e enfrentava os programas de austeridade do presidente Carlos Andrés Pérez, a sociedade do país estava descontente com o governo, o que causou protestos e mais de 200 pessoas foram mortas na capital Caracas nos tumultos de 1989.
Hugo Chávez afirmava que o sistema vigente não atendia as necessidades do povo, contudo o golpe foi um fracasso, com isso Chávez anuncio na televisão o seguinte discurso:
“Companheiros, lamentavelmente, por enquanto, os objetivos que buscamos não foram alcançados. Novas situações virão e o país deve definitivamente trilhar um destino melhor - disse, em nome do que definiu como o Movimento Militar Bolivariano” (Chávez, 1992).
Depois do discurso, ele se entregou e foi preso, em 1993, Perez foi acusado de corrupção e sofreu um impeachment do