O que é científico
No início do texto precisou um ter a coragem para descobrir o que realmente tinha no rio, depois de imaginar várias coisas, uma pessoa quis descobrir o que realmente tinha e teve a iniciativa.
Porém quando o primeiro foi descobrir o que tinha no rio, os demais ficaram criticando, querendo continuar somente imaginando o que tinha, com medo de descobrir algo novo. Pois já haviam tentado descobrir o que havia no rio com fórmulas sem sucesso.
Mas mesmo assim sem ouvir as criticas e continuar com seu objetivo, ele segue com sua rede e descobre que é peixe (algo bom), quando todos os outros até os que criticaram viram que a descoberta era boa e o instrumento era eficaz copiaram a ideia e foram explorar toda variedade que poderiam encontrar naquele rio.
Então construíram diversos tipos de redes, mas mais uma vez aquela população não quis ir além, pois tudo que não podiam pegar com as redes, eles preferiam ignorar e achavam que não era real, não buscavam descobrir o que era e de onde vinham, era mais fácil continuar somente com as redes e os peixes do que tentar descobrir as demais coisas que os rodeavam, ou seja, mais uma vez colocaram limitação em suas descobertas.
E assim no final do texto um colega mostra o sabiá, o canto do sabiá e mostra que mesmo não sendo pego pelas redes, o sabiá era real, mostrando para eles que a ideia de que somente o que as redes pegavam eram reais não era a realidade.
No nosso dia a dia, muitas vezes não queremos sair da comodidade de nossos serviços e descobertas, preferimos ficar apenas com o que consideramos necessário e correto, nos fechando para novas ideias e novas experiências. Considerando somente seus conhecimentos e ignorando os demais.
Por exemplo, quando uma criança esta com câncer ela tem um procedimento a ser seguido pelos médicos. Porém existem algumas pessoas que desenvolveram um trabalho para ajudar as crianças nesse momento difícil de internação e exames dolorosos, pois acreditam