A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras.
Disciplina: Português para Hispano Falantes – HE857
Professora: Regina Darriba
Aluna: Aline Lima Moreira
Fichamento crítico do artigo: A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras.
1. Dados bibliográficos
DELL'ISOLA, R. L. P; SCARAMUCCI, M. V. R; SCHLATTER, M; JÚDICE, N. A avaliação de proficiência em português língua estrangeira: o exame CELPE-Bras. Rev. Brasileira de Lingüística Aplicada, v.3, n .l, 153-184, 2003.
2. Resumo da obra
O artigo das autoras Dell'Isola, Scaramucci, Schlatter e Júdice, trata do exame CELPE-Bras, que consiste na avaliação de proficiência de português como língua estrangeira. Esse exame foi instituído pela Secretaria de Educação Superior (SESU) do MEC e, desde que exista um Centro reconhecido e credenciado pelo MEC, pode ser feito.
Com um aumento da procura por estudar língua portuguesa, surgiu a necessidade do exame, e com ele cursos de preparação para a sua realização. Muitas empresas e universidades exigem o CELPE-Bras como instrumento de seleção, pois os que adquirem o certificado possuem condições de comunicar-se de forma satisfatória em situações reais e variadas do uso da língua.
Desde 1998 o exame é aplicado e tem como objetivo avaliar o desempenho do candidato em situações de uso reais da língua, isto é, mais importante do que saber a gramática propriamente, o candidato deve apresentar aptidão ao realizar tarefas relacionadas à comunicação do dia-a-dia.
A prova é elaborada por uma Comissão Técnica formada por especialistas na área de Português como Língua Estrangeira - PLE. Essa Comissão proporciona aos professores um curso de habilitação tanto para a parte escrita, quanto para a parte oral/auditiva do CELPE-Bras. Nesta segunda etapa o candidato é estimulado a interagir oralmente com dois avaliadores.
Através do exame, o avaliado pode obter certificado de nível de proficiência intermediário ou avançado, de acordo com seu desempenho nas