Fisica mruv
FEAU - Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo
Curso de Engenharia de Controle e Automação
Disciplina:
Física experimental.
Relatório da experiência de Classificação do movimento
Professora:
Este relatório é referente a experiência 1 realizada em sala, sobre a classificação do movimento.
Santa Bárbara d’Oeste - SP
Abril de 2014
Sumário
1. Objetivo
Este trabalho tem como objetivo de relatar a experiência realizada no laboratório de física sobre classificação do movimento MRU (movimento retilíneo uniforme). A experiência teve como finalidade constatar o tipo de movimento desenvolvido por uma esfera de aço em um tubo contendo glicerina.
2. Fundamentos teóricos
O movimento é uniforme quando a velocidade é constante em todos os instantes, isso significa que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais (MRU). Como a velocidade é constante, a velocidade escalar média é igual à instantânea:
Sendo X = f(t) uma função do 1o grau, o gráfico X versus t é uma reta que pode passar ou não pela origem. Se Analisarmos o gráfico obtemos a velocidade escalar, ou também pode ser verificado calculando a inclinação da reta.
Se Considerarmos o intervalo ∆t desde o instante inicial 0 (zero), que se tem o movimento, até outro estante de tempo t qualquer: ∆t = t – 0. A variação de espaço será ∆x = x – x0, sendo s espaço correspondente a t e s0 chamado espaço inicial. Então teremos: ou
No MRU O gráfico VxT será sempre uma reta horizontal, pois a não existe variação da velocidade. Se calcularmos a área da figura que o gráfico forma, teremos numericamente o deslocamento do objeto estudado.
Se a aceleração for constante e a velocidade variar uniformemente em razão do tempo, o movimento do móvel sofre variação da velocidade nos mesmos intervalos de tempo, esse tipo de movimento é classificado como MRUV.
Sua aceleração media é igual à