O que é cientifico
ESCOLA DE BELAS ARTES
DISCIPLINA: MATOLOIA DA PESQUISA CIENTIFICA
ESTUDANTE: UDINEIA BRAGA
De autoria de Rubens Alves o livro “O que é científico?” propõem em oito partes analisar o que de fato é considerado de caráter cientifico dentro da atual sociedade brasileira que hoje lida com normas e padrões para a escrita e publicações de textos, crônicas, livros, contos etc. Contudo antes de nos debruçarmos sob a agradável discussão do autor, vale analisar um pouco a sua linha de pensamento e sua formação, para podermos compreender as razões que o levaram a escrever a cerca deste tema. Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros para crianças, psicanalista, Rubem Alves é um dos intelectuais mais famosos e respeitados do Brasil.
Mineiro, veio ainda criança para o Rio de Janeiro onde não se adaptou bem. Estudou no exterior, foi exilado durante a ditadura com sua família, até voltar e lecionar em uma universidade do Rio até sua aposentadoria. Ainda assim estudou e atuou como psicanalista Em 1984 iniciou o curso para formação em Psicanálise. Teve sua clínica até 2004. Seu contato com os pacientes incrementou seu conteúdo que, transformados em palavras, compuseram diversas de suas crônicas sobre o cotidiano. Autor de uma vastíssima obra (a sua bibliografia conta já mais de 120 títulos), Rubem Alves é um dos escritores mais célebres da língua portuguesa.
Descrever “O que é científico?”, então para um homem com tamanha experiência na escrita de livros, crônicas, contos etc., e que se aposentou como membro da sociedade acadêmica brasileira como professor universidade, de certo não seria uma tarefa difícil. No entanto Rubéns Alves escolhe um caminho diferente em que busca remeter o seu leitor a sempre tirar suas próprias conclusões do que de fato responde a esta pergunta.
Em O que é científico (I), apresenta um colega com titulações e