O que é cidade
FICHAMENTO 01
FICHA BIBLIOGRÁFICA
O que é Cidade
Autora: Raquel Rolnik
3ª Edição Revisada e Atualizada
Editora: Brasiliense – São Paulo – 2004
O livro tem como objetivo definir o significado de uma cidade, como ela foi criada e também faz relações com as transformações que naturalmente são necessitadas para que seja possível uma harmonia entre os cidadãos, como a criação de mercados e o aparecimento da política.
◘ A cidade como um ímã
A autora compara a cidade com um imã, afirmando que a partir da fixação de um povoado em um determinado espaço, é possível o desenvolvimento do local, de técnicas, construções e rituais, somando-se templos, canteiros e obras de irrigações, mostrando os desejos do homem em modelar a natureza.
Segundo Rolnik (2004, p. 13) “Plantar o alimento, ao invés de coletá-lo ou caçá-lo, implica definir o espaço vital de forma mais permanente. A garantia de domínio sobre este espaço está na apropriação material e ritual do território.”
◘ A cidade como escrita
A implantação permanente de uma cidade é estabelecida a partir do momento em que a produção gera excedente, havendo então, a formação dos primeiros tipos de comércios, impulsionando o desenvolvimento do mesmo. Com isso, o ser humano passa a ter necessidade de desenvolver a escrita, passando assim a registrar a acumulação de riquezas e conhecimentos.
A memória de uma cidade não está contida apenas em documentos ou inventários, por exemplo, mas também em suas construções, pois através da preservação de seus patrimônios, é possível obter informações do passado, como as técnicas de trabalhos e costumes da época.
Rolnik (2004) afirma que:
O desenho das ruas e das casas, das praças e dos templos, além de conter a experiência daquele que os construíram, denota o seu mundo. É por isto que as formas e tipologias arquitetônicas, desde quando se definiram enquanto hábitat permanente, podem ser lidas e decifradas, como se lê e