O que é antroposofia
Valdemar W. Setzer
A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana. O índice da home page deste site (em www.sab.org.br) dá uma idéia dessas áreas e da abrangência da Antroposofia. Para mais informações sobre Steiner, siga um dos seguintes vínculos:
Biografia cronológica de R.Steiner
Artigo Rudolf Steiner – uma apresentação, de Owen Barfield (em inglês e português)
Artigo biográfico "O Jovem Steiner", de José Tadeu Arantes, publicado na revista Ensino
Fotos de R. Steiner neste site
Site com várias fotos de Steiner, em diversas épocas de sua vida
Catálogo completo de suas obras (GA) e o acervo delas e traduções na biblioteca da Escola Waldorf Rudolf Steiner de São Paulo, situação em 8/2003 (2 partes, 45 e 52 kB)
Catálogo completo de suas obras, com títulos traduzidos por Bruno Callegaro, editado por Jacira Cardoso, fornecido pela Editora Antroposófica (formato .doc para download, com 317 kB)
Damos a seguir uma lista de aspectos para caracterizar a Antroposofia e para distingui-la de outros conjuntos de idéias, filosofias e práticas:
1. Abrangência. Ela cobre toda a vida humana e a natureza - daí suas aplicações em praticamente todas as áreas da vida. A mais popular dessas realizações práticas, a Pedagogia Waldorf, que desde 1919 representa uma revolução em matéria de educação, tem seus resultados visíveis em mais de 1.000 escolas no mundo inteiro (25 no Brasil, veja oDiretório de Escolas Waldorf na América Latina) e pode ser examinada por qualquer um – basta visitar uma delas.
2. Edifício conceitual. Ela é apresentada sob forma de conceitos que se dirigem à capacidade de pensar e à sede de conhecimento e compreensão do ser