Esboço Metodologia de Pesquisa Antropologia
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao programa de graduação em Administração da PUC-Rio como requisito parcial para a obtenção do titulo de graduação em Administração.
Orientador(a) :
Rio de Janeiro
Abril de 2014
Sumário
1.1. O tema e o problema do estudo
A Antroposofia é uma corrente de pensamento fundada por Rudolf Steiner. Segundo Steiner, a Antroposofia é a "ciência espiritual". Ele a apresenta como um caminho para se trilhar em busca da verdade que preenche o abismo historicamente criado entre fé e ciência. Na visão de Steiner, a realidade é essencialmente espiritual
A Antroposofia parte do conhecimento do próprio ser humano para se chegar ao conhecimento mais amplo. Sendo o humano uma extensão do todo, conhecendo-se o homem, descobrem-se os conhecimentos mais elevados.
Steiner coloca que, ao se pensar sobre o pensar começamos a fazer acesso a uma consciência diferente da cotidiana. A primeira experiência que podemos ter de um conceito que não encontra correspondente nas percepções do mundo é a vivência do próprio Eu. É a primeira instância de uma experiência no puro pensar. Mas para isso Steiner diz ser necessário ampliar a capacidade de nossa consciência e apresenta exercícios para tal.
A base da antroposofia está contida na obra A Filosofia da Liberdade, assim como em sua tese de doutorado, “Verdade e ciência”. Steiner tornou-se um dos primeiros filósofos europeus a superar a ruptura entre sujeito e objeto várias forças históricas complexas gravaram na mente humana ao longo de vários séculos.
Ainda que as bases da Antroposofia tenham um cunho espiritual, muitas vezes este termo é evitado para não criar um cunho religioso/dogmático para o movimento. Na verdade, esta espiritualidade está ligada ao constante desenvolvimento individual, como forma de criar uma sociedade mais justa, e harmoniosa. Estes conceitos se traduzem para as empresas de forma semelhante.
Essa espiritualidade tem de